Globalmente, a pandemia do coronavírus (COVID-19) causou interrupções generalizadas no dia a dia, especialmente no sistema educacional na maioria dos países. Os professores foram forçados a improvisar soluções de ensino a distância para os alunos e começaram a vivenciar desafios inteiramente novos e amplificados, trazidos por uma crise de saúde global, crise econômica, isolamento social e incerteza quanto ao futuro. Para avaliar o impacto e o papel do Lions Quest durante a pandemia, a Fundação de Lions Clubs International (LCIF) e o Escritório da Organização das Nações Unidas contra as Drogas e Crime (UNODC) coletaram dados de professores do Lions Quest na Croácia sobre suas experiências.
O Lions Quest permanece sendo importante para um desenvolvimento saudável.
As descobertas foram publicadas no jornal da American Psychological Association de maio de 2020, Trauma psicológico: teoria, pesquisa, prática e normas (em tradução livre para o português). O artigo, “A implementação das Habilidades para a adolescência do Lions Quest durante os desafios da COVID-19 na Croácia”, resume a experiência positiva dos professores croatas que utilizaram o Lions Quest durante o confinamento da COVID-19. A maioria dos professores reconheceu o valor no ensino de habilidades de aprendizado socioemocional na quarentena e conseguiu adaptar para uso on-line os exercícios do Lions Quest originalmente para a sala de aula.
Embora as matérias principais, como matemática e leitura, tenham normalmente sido priorizadas, esses professores continuam a usar o Lions Quest porque ele permanece relevante para o desenvolvimento saudável e talvez seja ainda mais essencial, pois os alunos enfrentam desafios novos e complexos. O artigo também enfatiza a crescente demanda por abordagens flexíveis para o ensino de aprendizado socioemocional, como o Lions Quest online.
Em 2019, LCIF e UNODC ampliaram os esforços da sua parceria com as escolas secundárias croatas, treinando 92 professores em todo o país em estratégias eficazes de aprendizado socioemocional e os equipando com materiais do Lions Quest para fortalecer a juventude e promover a prevenção às drogas. Professores de quatro cidades estão atualmente implementando o programa como parte de um projeto piloto de dois anos. A experiência deles é monitorada continuamente para informar a expansão local e mundial do programa.
Há mais de 30 anos, os Leões adotaram a ideia de ajudar as crianças a crescerem em uma direção positiva. Com a implementação em mais de 100 países e áreas geográficas, o Lions Quest é um programa global. LCIF já treinou mais de 750.000 educadores para implementar o Lions Quest nas salas de aula, depois das aulas e até no campo esportivo. Mais de 19 milhões de jovens foram beneficiados pelo programa, tornando-o um dos programas de prevenção e habilidades para a vida mais amplamente utilizados no mundo. Para mais informações, visite lions-quest.org.
Ariel Dickson é o especialista regional de LCIF para a programação do Lions Quest na África, Europa, Oriente Médio e Sul da Ásia.