NOVAS VOZES 2021-2022
NOVA VOZ EM MARKETING
TADEU MARTINS
LIONS CLUBE DE JOÃO PESSOA CENTRO
NOVA VOZ DE QUADRO ASSOCIATIVO
FÁBIO SÁ
Lions Clube Macau
NOVA VOZ DE SERVIÇO
Elane Cristina Siqueira Machado
Lions Clube de Petrolândia
NOVA VOZ DE LIDERANÇA
Ailson Feitosa
Lions Clube de Natal Lagoa Nova
TADEU MARTINS
LIONS CLUBE DE JOÃO PESSOA CENTRO
NOVA VOZ EM MARKETING
“Acredito que o sentido da vida seja fazer sentido a outras vidas.”
Me chamo Tadeu Martins. Dependendo da época, algumas pessoas me conhecem por Carlos Tadeu, Castadeu, Tadeu – filho de Tadeu ou Tadeuzinho. Sou filho de Tadeu da Telpa e de Maria de Tadeu (Sim, os meus pais são conhecidos assim na cidade), ex-leões do Lions Clube de Catolé do Rocha. Nasci no ano de 1976, na cidade de Catolé do Rocha, sertão da Paraíba. Sou formado em Gestão de Sistema de Informação e trabalho na área de Tecnologia da Informação desde 1995. Já conhecia as atividades e serviços desenvolvidos pelo Lions Club Internacional, através dos meus pais; mas nunca havia participado efetivamente.
Em julho de 2017, recebi o convite do PDG Humberto Pontes para ingressar no Lions Clube de João Pessoa Centro, onde comecei a participar de forma muito efetiva nas ações, serviços e tomadas de decisão, mas sempre com ênfase no marketing, sendo nomeado Assessor de Marketing do Clube. Em setembro do mesmo ano, fui convidado pelo governador CL Marcos Bandeira para ser o Assessor Especial do Boletim, desafio que prontamente aceitei, me tornando responsável pela Revista do DLA-5.
No ano leonístico 2017-2018, veio mais um grande desafio. Fui eleito presidente do Lions Clube de João Pessoa Centro, Clube Mater do LA-5. Com compromisso e zelo, conseguimos desenvolver um trabalho com ações envolvendo empresas, entidades do setor público e sociedade, beneficiando comunidades carentes e abrigo de idosos. No ano leonístico 2020-2021, contando com mais experiência e conhecendo com mais afinco a comunicação do Distrito, elaboramos e apresentamos um plano de comunicação, onde pudéssemos democratizar a informação, para que, de maneira estratégica, chegasse a todos os associados.
Desenvolvemos um website para o Distrito, o qual utiliza uma linguagem afetiva para divulgar todas as ações desenvolvidas. Contudo, para isso, precisaríamos de um suporte tecnológico avançando. Foi quando conseguimos firmar parceria com o gigante de tecnologia Google, no programa organizações sem fins lucrativos. A partir daí tivemos acesso a toda estrutura do Google Workspace, a exemplo de e-mail, Google Meet (sem restrição de tempo) e o Google Drive (armazenamento de arquivos).Com toda estrutura ao nosso alcance, foram disponibilizados e-mails institucionais para os clubes e membros da governadoria, facilitando a comunicação interna e externa e com isso demos o primeiro passo no plano de comunicação.
No ano de 2020, com a chegada da pandemia, já tínhamos uma base estrutural para nossas reuniões virtuais, utilizando os recursos disponibilizados. Mostramos o funcionamento das ferramentas, fizemos treinamentos, onde os companheiros conseguiram, apesar das dificuldades, dar continuidade às reuniões e eventos de forma virtual. No mesmo ano realizamos a XXII Convenção do Distrito LA-5, no formato Virtual e, pela primeira vez no LA-5, todas as etapas (inscrição, pagamento, acesso à sala virtual e emissão de certificados) foram feitos por ferramentas que automatizaram o processo, facilitando o controle e gerenciamento do evento.
No ano leonístico 2021-2022, fui nomeado Assessor de TI e Assessor de Marketing. Com a primeira fase do plano de comunicação implementada, ou seja, o site, e-mail e salas virtuais, partirmos para a comunicação nas redes sociais com a profissionalização e padronização das artes desenvolvidas. Através do Instagram do Distrito, além das postagens institucionais, ainda disponibilizamos para os demais Clubes todas as artes, caso queiram utilizar, tornando mais forte a marca do Lions Clube.
No segundo semestre de 2021, elaboramos um projeto chamado “Computador Amigo” (em andamento), que foi apresentado ao Lions Clube de João Pessoa Centro, o qual foi aprovado por unanimidade. A proposta consiste na coleta e reciclagem de equipamentos ou peças de informática, para que sejam reaproveitados e doados para alunos carentes que foram afetados pela pandemia. Esse projeto envolve leões, sociedade civil e entidades privadas e está estruturado em fases distintas, a saber: a) solicitação de doação de peças/equipamentos de informática, b) coleta, c) triagem, d) descarte (de forma correta), e) envio para empresa parceira para testes e montagem e f) entrega.
Executar o projeto “Computador Amigo” é, de certa forma, inspirar alunos a tornarem-se, como eu, profissionais da área tecnológica; de certa forma, há nessa proposta um embasamento pessoal. Contudo, e o mais importante, é possibilitar a inclusão dos alunos.
A arte real da vida é temos a oportunidade de escrever a nossa própria história, sendo uma nova voz e fazendo o bem na vida das pessoas.
CL Tadeu Martins – Lions Clube de João Pessoa Centro – DLA-5
Email: cthadeu@gmail.com
Instagram: @tadeumartins_
FÁBIO SÁ
Lions Clube Macau
NOVA VOZ DE QUADRO ASSOCIATIVO
Sou Fábio Bezerra de Sá, associado ao Lions Clube de Macau, desde 1993. Ao longo desses quase trinta anos, tive a oportunidade de servir nos mais diversos cargos a nível de clube e distrito. No ano leonístico 2016/2017, fui Governador do Distrito LA-5.
Aprendi a admirar o Lions inspirado pelo meu sogro, o CL Francisco Andrade Neto, que sempre conduziu sua atividade leonística sob os ideais de Melvin Jones.
O Lions Clube de Macau foi fundado em 05/02/1956. Ao longo dos seus sessenta e cinco anos ganhou o respeito e admiração da população do nosso município com ações importantes junto à comunidade. Foi nesse contexto de serviços prestados que me tornei Leão.
Àquela época, o Lions de Macau já era conhecido por possuir um senso invejável de companheirismo entre os seus associados, o que sempre foi a chave para o sucesso dos serviços executados. Apesar disso, os tempos ainda eram de um certo conservadorismo quanto ao ingresso de novos companheiros, tanto no que diz respeito ao gênero quanto ao poder aquisitivo.
A estratégia de crescimento com qualidade começou com a inserção das mulheres nos quadros de Companheiras Leão. O maior engajamento feminino contribuiu para que outras vozes fossem ouvidas dentro do movimento, o que ocorreu em simultâneo com a chegada de associados ainda mais jovens, grande parte deles vindos de famílias leonísticas.
Sempre tivemos em mente que, quando nos tornamos leões, fazemos parte de uma rede global de voluntários que trabalham para fazer a diferença, e que o Lions é um ótimo lugar para desenvolver habilidades de liderança e amizades singulares, sempre apoiados pela associação internacional com ferramentas e tecnologias que aprimoram a capacidade de servir.
Todos esses métodos contribuíram para uma expansão harmônica e sustentável, prezando pelo respeito à experiência já adquirida e pela determinação para renovar nossas práticas, conforme os princípios mais caros ao movimento. Hoje, o Lions Clube de Macau é o maior do Brasil em quantidade de associados, um legado que nos inspira.
Durante o AL 2016/2017, tive a oportunidade de levar essas diretivas a todo o Distrito LA-5, quando servi como Governador. Ao fim, terminamos a gestão com saldo positivo de associados, com a fundação de um Lions Clube e um Leo Clube.
São muitos os desafios que os dias atuais impõem ao Lions. Adaptar-se a novas formas de atuação é necessário para o futuro do movimento. Dar voz aos companheiros em sua diversidade é um passo importante.
O associado servirá melhor caso se sinta acolhido por seus pares e comunidade, quando perceber que o ato de servir não transforma somente aqueles que dele se beneficiam diretamente, mas também impacta a vida de quem serve, e como esse indivíduo se vê no mundo.
A inovação está na nossa natureza e na forma que encontramos oportunidade em tempos de dificuldade. A perspectiva oferecida por novos associados contribui para a longevidade da nossa organização e para a mudança da comunidade e do mundo.
Elane Cristina Siqueira Machado
Lions Clube de Petrolândia
NOVA VOZ DE SERVIÇO
ha história no Lions Clube Internacional.
O Lions surgiu na minha vida como forma de agradecimento. Por muitos anos morei fora, mas os meus negócios sempre ficaram em Petrolândia, devido isso eu e meu esposo sempre estávamos em contato com_o CL Romeu e ele sempre prestativo com nossa parte bancária, pois era funcionário do Banco do brasil. Com tudo isso, queríamos retribuir esse lado dele de bondade conosco.
Foi_aí que em uma visita na cidade, nos encontramos com o companheiro e ele nos apresentou o Lions, momento este no qual_o meu esposo Maynard decidiu contribuir mensalmente com o clube. Depois de 1 ano fomos convidados a receber uma homenagem por essas contribuições e para nossa surpresa houve o convite para que o meu esposo entrasse para o Lions, apesar de não morarmos em Petrolândia, onde ele aceitou e passou a ser CL e eu DM.
Em contrapartida, depois de alguns meses veio o falecimento do meu esposo e com isso voltei a morar em Petrolândia, pois era a cidade de minha família. Naquele momento fiquei sem saber qual a minha posição dentro do Lions, mas decidir seguir em frente e voltar a contribuir mensalmente para o Clube como ele fazia. Com o decorrer dos meses, já em 2017, o CL Romeu decidiu me convidar para fazer parte do Lions como companheira, sendo o meu padrinho e eu aceitei.
Daí por diante, comecei a trabalhar e ajudar de forma bastante presente no clube, coisa que sempre gostei de fazer. Com_um tempo casei novamente e passei a levar meu esposo para as festivas e sempre falava que precisava dele mais próximo comigo nas campanhas e reuniões, decidindo assim fazer o convite e ele também se_tornou um Leão.
Eu acredito que ser um Leão é construir relacionamentos; é melhorar um pouco do mundo em que vivemos por meio de nossos serviços. É ter cada família assistida como um filho, que_precisamos está sempre por perto. Como Leão, eu consigo ter o pedido de ajuda e chegar até ele. E isto é minha maior conquista, pois consigo ver o brilho nos olhos quando chego a cada lar com algo que possamos fazer aquela família feliz e acalmar os corações de quem realmente precisa. Seja_com um alimento para matar
a fome, com um cobertor para esquentar suas noites frias ou com_um brinquedo para ver a alegria daquelas crianças. Por esses motivos sempre estou muito presente e engajada nas campanhas e com o servir, sem se importar com dia, hora ou dificuldades que possamos ter, sabendo os companheiros e diretoria do clube que sempre podem contar comigo e acredito que isso fez com eu fosse escolhida para a categoria Serviço do Novas Vozes 2021-2022 em nosso Distrito.
Finalizo com uma frase do escritor Jorge Tolim: “É impossível servir a Deus sem servir ao próximo; Apenas orações e pregações não bastam”.
Ailson Feitosa
Lions Clube de Natal Lagoa Nova
NOVA VOZ DE LIDERANÇA
Sempre fui apaixonado em servir ao próximo: mais pequeno, caridade, doação e ajudar de outras maneiras. Me faz muito bem, e tenho certeza que me _sinto mais feliz do quê quem recebe. Em 1987 fui convidado por Joaquim Fernandes,(meu Padrinho) que continua no nosso Clube. Vamos a um jantar, ai depois te levo numa reunião e logo mais te digo o que é isso tudo, E assim fomos eu e a Esposa, hoje CaL Amaiza. Para surpresa nossa encontramos vários conhecidos, o que já nos deixou bastante alegres. Ai claro, começamos a indagar o que era que fazíamos ali, ai o Joaquim e os conhecidos foram dizendo o que era o LIONS.
Já na semana seguinte participamos da instrução Leonistica, e depois tomamos posse e estamos até hoje, são 34 (trinta e quatro) anos de muitos serviços, alegria, companheirismo e realizações. No Clube assumi quase todos os cargos, inclusive alguns por mais de uma vez. No clube hoje estou, 2º Vice Presidente e Asessor Marketing. No Distrito também exercí varios cargos, sendo: Pres. Região, Divisão, Assessor Marketing e _outros, isso por mais de uma Hoje estou Menbro da Equipe GLT e Novas Vozes Liderança. E estou a disposição como Instrutor. Fiz vários cursos a nível de Distrito, Distrito Multiplo e Internacional, sendo o principal que me tornou intrustor foi o FDI janeiro de 2019 em Rosário/Argentina. Depois dessas qualificações todas, já passei meu aprendizado para varios CCLL em diversos eventos.
Sendo alguns principais: como administrar seu tempo em Currais Novos, IQC em Natal para varios Clubes. O que mais me_ atrai em ser Leão, é a organização da instituição em servir ao próximo. Sabemos que no mundo existe milhares de pessoas necessitadas, catástrofes, enchentes e doenças, e sempre vejo o Lions ajudando. além desta causa principal, temos a causas como o meio ambiente, pois é_de onde vêm tudo. Por isso é muito gratificante ser Leão. Portanto a minha conquista é poder
ser alguém para ajudar, pois ao nascermos já somos um campeão, sendo o dom da vida a maravilha que Deus nos dar de graça. Então dentro destes conceitos, é aonde me motivo para servir. Quando fui Presidente do Clube, montamos um banco de cadeiras de rodas e muletas com 16 equipamentos, foi tamanho o sucesso, pois íamos aos lugares mais difíceis de acesso.
E neste trabalho muito árduo e compensador, pois presenciávamos a satisfação das pessoas _também demos luz para a fundação de 2 Clubes. Hoje nosso Clube tem sede própria com Escola para 70 Alunos e com base para expansão, tudo isso trabalho de várias mãos. Pois bem, são muitos acontecimentos para relatar, precisava de mais folhas para citar los. Modéstia a parte, muita persistência e muito suor derramado. Quero me _aprofundar mais e mais me capacitando para está preparado para servir e passar o aprendizado e com isso termos o crescimento desejado em nosso movimento Leonistico.
Estou organizando meu tempo para fazer outros cursos, inclusive o inglês, pois o nosso compromisso maior é se aprimorar com os nossos lideres para que CCLL, CCaLL e Leos estejam capacitados e motivados para assumir funções de lideranças capazes de desenvolver e fortalecer os Clubes. Tivemos este tempo de pandemia, mais não paramos, se reiventamos, descobrimos outras maneiras de comunicações, aprendizados e de servir. Fico muito feliz quando ao final de uma apresentação sou parabenizado e solicitado para outros eventos, como o IQC que alcancei 97% de satisfação pela minha apresentação do meu aprendizado. Isso mostra que estamos no caminho certo. Estarei pois a posto para ajudar o engradecimento do nosso Distrito, e nesta gestão do CL Wilson Moromizato, não quero ser só um Leão.
Quero sim, ser um Leão que venha somar esforços para termos uma gestão que alcance seus objetivos com metas superadas e principalmente o aprender para melhor servir.
Em tempo: pin 100% quando de minha gestão com Presidente do Clube, premio 4 patas quando Presidente de Região, dezenas de certificados de participação, certificados de apreciação, varias placas e troféus de reconhecimentos e participações, certificados de participações e reconhecimentos internacional e medalhas presidencial internacional, distrital e distrito multiplo.
Muito obrigado pela oportunidade, contém comigo.